cannabis-fibromialgia

Estudo sobre ação de canabinoides para tratamento de fibromialgia

A fibromialgia é caracterizada por cor generalizada crônica por mais de três meses que frequentemente coexiste com problemas de sono, raciocínio e a fadiga (exaustão).

As pessoas frequentemente relatam limitações graves de funcionamento diário e baixa qualidade de vida relacionada a saúde.

As terapias concentram-se na redução dos principais sintomas de deficiências e na melhorias da qualidade de vida relacionada a saúde. A cannabis é usada há 3,000 anos com o intuito de reduzir a dor e outros sintomas, como perda de apetite e a ansiedade.

Os objetivos de revisão é avaliar a eficácia, tolerabilidade e segurança dos canabinoides para os sintomas da fibromialgia em adultos.

Os métodos de busca são Cochrane  Register of Controlled Trials (CENTRAL), MEDLINE e AMBASE junto com listas de referência de artigos recuperados e revisões, três registos de ensaios clínicos e contato com os autores dos ensaios.

O critério de seleção foram ensaios clínicos escolhidos de forma aleatória com pelo menos quatro semanas de duração de qualquer formulação de produtos de cannabis usados para o tratamento de adultos com fibromialgia.

A coleta e a análise dos dados foram feitas por dois revisores que extraíram independentemente os dados de todos os estudos incluídos e avaliaram o risco de viés. As discrepâncias foram resolvidas por discussão.

Os pesquisadores realizaram as análises usando três níveis de evidência:

A evidência de primeiro nível foi derivada de dados que atendem aos melhores padrões atuais e estão sujeitos a risco mínimo de viés (resultado equivalente a redução substancial da intensidade da dor, análise de intenção de tratar sem imputação de desistências; pelo menos 200 participantes na comparação, duração de 8 a 12 semanas, desenho paralelo).

A evidência de segundo nível foi de dados que não atenderam a um ou mais desses critérios e foram considerados com algum risco de viés, mas com números adequados (dados de pelo menos 200 participantes) na comparação.

A evidência de terceiro nível foi a partir de dados envolvendo pequenos números de participantes que foram considerados muito prováveis de serem tendenciosos ou usarem resultados de utilidade clínica limitada, ou ambos.

Os principais resultados e qualidade das evidências, foi em abril de 2016 que a equipe pesquisou relatórios de ensaios clínicos que usaram de produtos de cannabis para tratar sintomas em adultos com fibromialgia.

Foram encontrados dois estudos pequenos e de qualidade moderada, de quatro e seis semanas de duração incluindo 72 participantes.

Ambos estudos testaram a nabilona, um produto sintético de cannabis comparando-o com um placebo ou amitriptilina (antidepressivo frequentemente usado no tratamento da fibromialgia).

A nabilona não aliviou de forma convincente os sintomas de fibromialgia (dor,sono e fadiga) melhor do que o placebo ou a amitriptilina (evidência de qualidade muito baixa).

Em comparação com o placebo e a amitriptilina, mais pessoas experimentaram efeitos colaterais e deixaram o estudo devido aos efeitos colaterais (evidência de qualidade muito baixa).

Não houve efeitos colaterais graves relatados. Os autores não localizam nenhum estudo relevante com cannabis herbórea, canabinoides vegetais e outros canabinoides sintéticos além da nabilona na fibromialgia.

Não havia evidências de alta qualidade suficientes para tirar quaisquer conclusões robustas. Não foi possível encontrar estudos sobre a cannabis medicinal na fibromialgia.

Implicações para a prática para pessoas co  fibromialgia:

As evidências de ensaios clínicos sobre o uso de produtos de cannabis na fibromialgia foram limitadas a dois pequenos estudos com duração de curto prazo.

Nenhuma evidência convincente e imparcial sugere que a nabilona é valioso no tratamento de pessoas com fibromialgia.

A tolerabilidade da nabilona foi baixa em pessoas com fibromialgia.

Os eventos adversos (particularmente sonolência, tontura, vertigem) podem limitar sua utilidade clínica.

A equipe não relatou nenhum estudo relevante com a cannabis herbórea, canabinoides vegetais ou outros canabinoides sintético além da nabilona na fibromialgia.

Para médicos:

Produtos de cannabis à base de plantas, ervas e sintéticos não estão licenciados para fibromialgia em nenhum país.

Além de uma recomendação fraca de um ensaio de uma reparação farmacológica de canabinoide em pessoas com fibromialgia no contexto de distúrbios do sono importantes nas diretrizes canadenses de fibromialgia (Fitzcharles 2013), não há nenhuma outra recomendação de diretriz atual para o uso de qualquer preparação de cannabis no manejo da doença.

A conclusão é que não há evidências convincentes, imparciais e de alta qualidade sugerindo que a nabilona é valioso no tratamento de pessoas com fibromialgia. A tolerabilidade da nabilona foi baixa em pessoas com a doença.

noticia retirada do site “sindimedmt”; com algumas alterações