Extrato-de-Cannabis-é-uma-abordagem-promissora-no-tratamento-do-melanoma

Extrato de Cannabis é uma abordagem promissora no tratamento do melanoma

A comunidade científica está empolgada com os resultados de um estudo que identificou as propriedades de um extrato de Cannabis chamado PHEC-66 no combate ao melanoma. A pesquisa, realizada na Austrália, na Universidade Charles Darwin, destacou os efeitos notáveis em ensaios in vitro, revelando que o extrato atuou não apenas na desaceleração do crescimento, mas também induziu a morte das células cancerígenas.

De acordo com o estudo Evaluating the Mechanism of Cell Death in Melanoma Induced by the Cannabis Extract PHEC-66, esse extrato promoveu também a fragmentação do DNA das células cancerígenas. Desse modo, a interação com o produto à base de Cannabis interrompe a progressão celular do melanoma.

Um câncer agressivo e comum

O melanoma é um tipo de câncer de pele que tem origem nas células que produzem melanina, os melanócitos. Essa doença, conhecida por sua agressividade, pode se espalhar para outras partes do corpo se não for detectada nos estágios iniciais.

A grande maioria dos casos de melanoma tem como causa a exposição excessiva ao sol, além do histórico familiar. O tratamento pode envolver cirurgia, imunoterapia, terapia-alvo e radioterapia, dependendo do estágio do câncer.

Cannabis causando danos às células do melanoma

Embora os produtos derivados da Cannabis sejam reconhecidamente uma alternativa para trazer alívio dos sintomas do tratamento para o câncer, o estudo australiano traz uma nova possibilidade agindo mais diretamente no melanoma.

Nazim Nassar, farmacêutico e co-autor do estudo, explicou como o extrato de Cannabis PHEC-66 influencia na morte das células do melanoma em depoimento à Universidade Charles Darwin.

“O dano à célula do melanoma impede que ela se divida em novas células e, em vez disso, inicia uma morte celular programada, também conhecida como apoptose.

Esta é uma área importante de investigação porque precisamos de compreender a ação dos extratos de Cannabis, especialmente o seu potencial para funcionar como agentes anticancerígenos. Se soubermos como reagem às células cancerígenas, particularmente na causa da morte celular, podemos refinar as técnicas de tratamento para serem mais específicas, responsivas e eficazes.”

Ainda falta superar o desafio de desenvolver um sistema de entrega de canabinoides direcionado às células cancerígenas e assim prosseguir com as análises.

A importância do sistema endocanabinoide

sistema endocanabinoide conta gotas

O extrato de Cannabis utilizado no estudo in vitro para combater o melanoma, o PHEC-66, é propriedade da empresa britânica MGC Pharmaceuticals, que também financiou a pesquisa. Na conclusão do artigo, os cientistas apontaram a interação com o sistema endocanabinoide como o principal responsável pela ação anticâncer.

“Mostramos que o PHEC-66 impede o crescimento de células de melanoma MM418-C1, MM329 e MM96L. Este efeito inibitório surge de interações com os receptores CB1 e CB2. O impacto do PHEC-66 estende-se à modulação da progressão do ciclo celular, particularmente evidente nas fases sub G1 e sub G1/G1. Além disso, o PHEC-66 influencia as vias metabólicas, inclinando assim o equilíbrio em direção às vias de sinalização pró-apoptóticas, ao mesmo tempo que diminui as anti-apoptóticas. Todas essas ações juntas iniciam o processo de apoptose e retardam o crescimento das células do melanoma.”

O estudo australiano oferece uma perspectiva promissora, no entanto é preciso ter cautela, pois a pesquisa ainda está em estágio inicial. Conduzida em laboratório e com células cultivadas especificamente para a investigação, alguns passos ainda são necessários para podermos ter um tratamento anticâncer com produtos derivados de canabinoides.

Canabinoides contra o câncer de pele

Os resultados estão em linha com os de outros estudos realizados anteriormente. Trouxemos aqui no Cannabis & Saúde uma pesquisa envolvendo um gel com canabidiol (CBD) utilizando nanotecnologia para combater o câncer de pele.

Além disso, produtos com canabinoides foram eficientes para aliviar a coceira em um tipo mais raro de câncer de pele e também ajudaram a eliminar lesões causadas por tumores no órgão.

Existem muitas possibilidades de utilização da planta para tratar diversos tipos de tumor. Porém, é fundamental ter o acompanhamento de um profissional da saúde, que vai recomendar o melhor produto e a dose mais adequada para cada caso. Então, se quer iniciar um tratamento com a planta, acesse já a nossa plataforma de agendamentos. Lá você pode marcar uma consulta com um médico ou dentista experiente na prescrição de canabinoides


notícia retirada do site: https://www.cannabisesaude.com.br/extrato-cannabis-melanoma/