captura_de_tela_2021-08-31_as_13.16.49

Cannabis como alternativa de tratamento para ansiedade

Na esteira do alarmante aumento no consumo de Lorazepam entre os jovens espanhóis, principalmente para tratar sintomas de ansiedade, especialistas destacam a necessidade urgente de abordagens inovadoras para tratar problemas de saúde mental nessa população. Um estudo recente do Ministério da Saúde espanhol, revelou que o uso de sedativos-hipnóticos triplicou nas últimas três décadas, afetando agora cerca de 19,6% dos adolescentes entre 14 e 18 anos na Espanha. 

Em meio a esse cenário, a cannabis emerge como uma possibilidade promissora de tratamento alternativo, com efeitos colaterais potencialmente inferiores aos medicamentos convencionais. Ao contrário dos sedativos-hipnóticos, que podem levar à dependência e apresentar riscos significativos. 

A cannabis pode representar uma opção mais segura em termos de dependência, quando comparada aos sedativos-hipnóticos. A possibilidade de utilizar a cannabis sob supervisão médica e com orientação adequada pode ser uma alternativa valiosa para jovens que buscam maneiras menos prejudiciais de lidar com problemas de saúde mental. 

CBD, em particular, tem sido associado a propriedades ansiolíticas, ou seja, propriedades que podem ajudar a reduzir a ansiedade. O CBD interage com diferentes sistemas de neurotransmissores, incluindo os receptores de serotonina, que desempenham um papel crucial na regulação do humor e do estresse. 

É fundamental destacar que mais pesquisas são necessárias para compreender totalmente os benefícios e riscos associados ao uso da cannabis medicinal, especialmente em adolescentes. A regulação cuidadosa e a orientação médica são essenciais para garantir a segurança e eficácia dessa abordagem alternativa. 

Enquanto o aumento no consumo de sedativos-hipnóticos reflete uma preocupante tendência na saúde mental dos jovens espanhóis, explorar opções terapêuticas inovadoras, como a cannabis medicinal, pode representar um passo importante em direção a tratamentos mais seguros e eficazes para essa população vulnerável. 


noticia retirada do site: https://sechat.com.br/cannabis-como-alternativa-de-tratamento-para-ansiedade/