cbd-para-pets

Acupuntura e cannabis medicinal: terapias complementares despertam curiosidade no mercado pet

Em um mercado onde a medicina convencional é altamente difundida, as terapias complementares muitas vezes acabam sendo “deixadas de lado”. Capazes de oferecerem uma ajuda altamente eficaz para quadros clínicos, a cannabis medicinal e a acupuntura podem ser uma alternativa na hora de solucionar o incômodo dos pets.

Giovanna Del Cistia é médica veterinária há cerca de 8 anos. Ela diz que se especializou em ambas as áreas devido ao seu grande interesse na fisioterapia.

“Durante a faculdade, fui estagiária em uma clínica de fisioterapia. A partir daí, passei a querer entender mais sobre esse ramo, até que conheci a acupuntura. Dela, entrei para o mundo da medicina integrativa e acabei me especializando na prescrição de cannabis medicinal para bichos de pequeno porte”, explica.

Acupuntura

Giovanna afirma que o uso das agulhas pode ter uma ampla finalidade. Porém, os pacientes com problemas ortopédicos são os que apresentam um melhor resultado, sempre compartilhados em suas redes sociais.

“A acupuntura é muito abrangente. A maioria dos meus pacientes adeptos à essa técnica já tem uma certa idade e são acompanhados de deficiências na ortopedia, como uma dificuldade locomotora ou algum problema na coluna, que podem acarretar na perda de massa muscular”, conta.

A médica enfatiza que este tipo de tratamento não possui contraindicações. Em sua visão, pode ser até mesmo uma alternativa válida para animais que possuem restrições de medicamentos.

Cannabis medicinal

No caso da cannabis medicinal, o tratamento é feito mais comumente em animais que possuem algum incômodo epilético, neurológico ou oncológico. O uso do óleo pode ser um grande aliado contra vômitos e perda de apetite, segundo a veterinária.“Uso o óleo de cannabis para diferentes enfermidades pois existem diversos tipos de óleo, com diversas finalidades. Os que se queixam de dores crônicas também podem utilizar dessa terapia. No caso dos oncológicos, reduz fortemente as consequências da quimioterapia. Mas, existem contraindicações. Dependendo do quadro, o medicamento pode não ser bem absorvido pelo organismo”, relata.

A profissional conta que os resultados dos tratamentos são positivos. Durante toda a sua trajetória, Giovanna conta que obteve inúmeros casos de sucesso a partir da medicina integrativa.

“Consegui solucionar diversos casos a partir da acupuntura e da cannabis. Um caso que me marcou bastante é o do Tom, um gatinho que possui uma doença articular degenerativa. Com ele, utilizei os dois métodos e, a partir do quarto mês, obteve alta das agulhas. Hoje em dia, usa somente o óleo e segue muito bem assim”, afirma.

noticia retirada do site: https://itpetblog.com.br/cbd-para-pets/